Surflog Fotografia
Neste artigo vamos apresentar de forma simples os “Três Pilares da Fotografia” formados pelos elementos Abertura, ISO e Velocidade para você ter o controle da sua câmera e criar fotografias ao invés de simplesmente tirar fotos.
O que é Exposição?
Antes de tudo, precisamos entender o que é Exposição e como ela afeta sua fotografia.
A exposição se refere a quantidade de luz que entra no sensor da sua câmera. Basicamente é quanto sua foto vai ficar clara ou escura.
Se entrar muita luz, você irá superexpor sua imagem, o que significa que ela ficará muito brilhante. Se não deixar entrar luz o suficiente, você vai subexpor sua imagem, o que significa que ela ficará muito escura.
Esse equilíbrio é conhecido como exposição e envolve técnicas com a velocidade do obturador, a abertura e as configurações ISO (International Organization for Standardization). Esse trio é inseparável e cada elemento é diferente dos demais. Cada um tem sua própria tarefa, e por isso que dependem tanto um do outro.
Abertura
Controla a quantidade de luz que entra em sua câmera.
A abertura é um orifício na objetiva que você pode reduzir ou aumentar para controlar a quantidade de luz que entra em sua câmera. A abertura funciona exatamente como a pupila dos olhos, que se dilata em ambientes escuros e se contrai em ambientes mais claros.
O tamanho exato do orifício é medido em “f-stops”. No começo, o f-stops podem ser um pouco confusos, pois quanto maior o número, mais estreito o orifício e vice-versa.
ISO
Controla a sensibilidade de luz que entra em sua câmera.
Quando está escuro, é preciso aproveitar ao máximo a luz limitada, então você aumenta a sensibilidade da câmera aumentando o ISO. Quando está claro, sua câmera não precisa ser tão sensível; portanto você reduz a sensibilidade da câmera diminuindo o ISO.
Se sua câmera for mais sensível, a luz não precisa entrar por muito tempo, o que significa que você poderá suar velocidades mais rápidas do obturador com pouca luz. Isso ajudará a evitar trepidações.
Uma das maravilhas da fotografia digital é que você pode alterar o ISO a cada imagem, mas tenha cuidado, pois quanto maior o ISO, mais “ruído” sua imagem terá. Nos casos extremos, o resultado não é muito diferente de uma foto tirada em uma câmera de celular antigo.
Velocidade
Controla o período de tempo em que a luz entra em sua câmera.